Notícias > Requalificação da EB2,3 de Pataias recebe luz verde
Requalificação da EB2,3 de Pataias recebe luz verde
20 novembro 2019

Foi publicado, a 4 de novembro, em Diário da República, o acordo de cooperação técnica entre Estado e Câmara de Alcobaça para a requalificação e modernização das instalações da Escola Básica 2,3 de Pataias. Está, assim, dado um passo decisivo para as obras naquele estabelecimento de ensino, que vai receber também a Escola Básica 1 e o Jardim de Infância de Pataias.
Os edifícios existentes serão requalificados, será construído um novo edifício, destinado a serviços técnicos e de apoio, e um auditório. A capacidade da escola, actualmente para 600 alunos, vai aumentar para 800.
A Câmara vai elaborar os projectos de arquitectura e das especialidades, não apenas para a requalificação e modernização do edifício, como também dos arranjos exteriores incluídos no perímetro da EB 2,3.
O vereador das Obras Públicas, Hermínio Rodrigues, acredita que será possível lançar a obra a concurso em meados do próximo ano, sendo que, depois disso, o prazo de execução dos trabalhos será de um ano. A EB 2,3 manter-se-á em funcionamento enquanto decorrerem as obras.
O protocolo que foi agora publicado em Diário da República tinha sido assinado em 2016, à semelhança do que sucede com a Escola Frei Estevão Martins, em Alcobaça. Com o documento, o Estado delega na Câmara a requalificação da escola. Ao Ministério da Educação caberá o apoio técnico e a emissão de pareceres. A Câmara ficará responsável pela elaboração de projectos, a obtenção de pareceres, terá de garantir o financiamento e assumir os encargos que excedam o valor da dotação consignada no Programa Operacional Regional.
Foi, entretanto, constituída uma comissão de acompanhamento, com representantes do Ministério da Educação, da Câmara de Alcobaça e do Agrupamento de Escolas de Cister.
O futuro complexo escolar de Pataias vai ser frequentado por alunos dos 3 aos 15 anos, que é a idade com que os jovens concluem o 9º ano de escolaridade. No concelho de Alcobaça é a primeira experiência do género, mas há exemplos bem sucedidos na região, como é o caso de Óbidos.
Ainda não há um orçamento final para a intervenção, mas o financiamento está assegurado. Hermínio Rodrigues fala de custos nunca inferiores a 3 milhões de euros.
A Escola Básica 2,3 de Pataias está em funcionamento desde 1986.
In: Pataias à Letra