Notícias > Acessos distintos para entrar e sair da praia de Vale Furado
Acessos distintos para entrar e sair da praia de Vale Furado
12 julho 2020

Preocupada com as consequências da pandemia, a Associação de Proprietários, Moradores e Amigos (AMA) de Vale Furado fez chegar uma série de preocupações e sugestões à União de Freguesias de Pataias e Martingança e à Câmara de Alcobaça. Em resultado, a praia tem agora caminhos diferentes para entrar e sair do areal.
Em vez do acesso único e íngreme, efetuado habitualmente pela escadaria em madeira, a chegada ao areal deve agora ser feita pelo lado direito da praia e a saída pelo acesso normal, à esquerda. As propostas da AMA foram debatidas antes do início da época balnear, que arrancou no passado sábado naquela praia.
Este é um verão em que será preciso reinventar a forma como as praias são usufruídas, refere o presidente da AMA. Para o cumprimento de regras e adoção de boas práticas, a associação sugeriu diferentes caminhos de e para o areal, explica Nelson Oliveira, adiantando que a associação pediu aos autarcas a colocação de placards de média ou grande dimensão, identificando o sentido único para a circulação de pessoas, sendo colocados dois placards junto ao parque estacionamento e outros dois no areal. A adoção deste procedimento, permite satisfazer as ‘regras de circulação’ definidas pelo Governo, refere o responsável. Nos outdoors consta ainda informação relativa ao distanciamento social, bem como o afastamento necessário entre chapéus de sol. É também lembrada a interdição de atividades desportivas com mais de duas pessoas.
A Agência Portuguesa do Ambiente não incluiu aquela praia no despacho relativo à capacidade potencial de ocupação das praias. Embora sem concessionário, a segurança de Vale Furado é garantida pela Câmara de Alcobaça.
Não sendo a praia de Vale Furado concessionada, não nos é possível apurar se a mesma terá um semáforo indicativo do estado de ocupação, afirma Nelson Rodrigues. Certo é que as praias do município têm bandeiras - verde, amarela ou vermelha -, consoante o número de banhistas no local.
É complicado, reconhece o vereador do Ambiente, lembrando que cabe à Câmara assumir a vigilância, sabendo que é uma praia muito procurada. Temos de fazer e comunicar à Capitania do Porto da Nazaré, que tem a responsabilidade da segurança, explica Hermínio Rodrigues.
Apesar de Vale Furado não estar classificada como zona de banho, a Câmara, em colaboração com a Sub-Região de Saúde de Leiria, supervisiona e verifica periodicamente a qualidade das águas. Além da existência de nadador salvador, a praia é limpa diariamente.
In: Região de Cister