Notícias > Desativado maior ninho de vespa asiática do concelho
Desativado maior ninho de vespa asiática do concelho
14 agosto 2020

Desde há um ano que a Burinhosa tem sido invadida por vespas asiáticas, tendo sido desativados, apenas na última semana, três ninhos daquela que também é conhecida por vespa velutina, uma espécie invasora e predadora da abelha europeia. Na passada quintafeira, a equipa de exterminação do Serviço Municipal de Proteção Civil, que se dedica à anulação dos ninhos, desativou aquele que é considerado, até à data, o maior exemplar detetado no município no ano 2020. Trata-se de um ninho em zona de pinhal.
Foi, entretanto, detetado outro ninho na Burinhosa, cuja exterminação está agendada para as 17 horas de hoje, disse ao REGIÃO DE CISTER, Vasco Marques, do executivo da União de Freguesias de Pataias e Martingança (UFPM), que tem feito a articulação com a equipa da Proteção Civil.
Haverá muitos mais que estão por localizar, considera o autarca, que recorda o caso de um burinhosense que foi picado e precisou de assistência hospitalar. Esse ninho, por exemplo, está por localizar, sublinha Vasco Marques.
A vespa asiática é uma espécie não indígena de grandes dimensões, que se alimenta de abelhas e outros insetos e é considerada uma ameaça ambiental. Tem o corpo castanho escuro ou preto aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e um único segmento abdominal quase inteiramente amarelo-alaranjado. Os principais efeitos da presença da espécie manifestam-se sobretudo na apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora. Afetam a polinização e a produção de mel.
Ao nível da saúde pública, não são consideradas mais agressivas do que a abelha europeia, mas, no caso de sentirem o ninho ameaçado, reagem de forma bastante agressiva, o que pode incluir perseguições até algumas centenas de metros, explica um comunicado do serviço de Proteção Civil da Câmara.
Os ninhos surgem nos primeiros dias de primavera, com a chegada do calor. São os chamados ninhos primários, que são iniciados por uma única vespa fundadora. Esta vai depositando ovos fecundados, iniciando um percurso até outubro, quando o ninho atinge a dimensão máxima e o maior número de população. Por essa ocasião, e com o aparecimento de dias mais frios, o ninho dá origem a cerca de cinco dezenas de novas fundadoras, que irão hibernar e que darão origem a novos ninhos na primavera seguinte. É importante a identificação e exterminação destes ninhos antes que produzam as fundadoras, dado que cada ninho pode produzir dezenas de outros na primavera seguinte, alerta Vasco Marques.
A operação da equipa da Câmara consiste na injeção de um líquido inseticida atrativo no interior do ninho. Não são destruídos, por não ser necessário, dado que não voltam a ser utilizados pelas vespas e acabam por apodrecer e cair.
No concelho de Alcobaça, as freguesias com mais registos de ninhos de vespas asiáticas são a UFPM, Maiorga, São Martinho do Porto, Alcobaça e Vestiaria.
No caso de deteção ou suspeita de existência de exemplares ou ninhos da espécie, deve ser contactada a Proteção Civil do município de Alcobaça ou a linha SOS Ambiente (808 200 520).
In: Região de Cister